Pages

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Segundo a Lei Quadro[1], a educação pré-escolar deve favorecer a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
Tendo como base as orientações curriculares para o pré-escolar e numa perspectiva de educação para a cidadania, este projecto visa fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas e favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.
O tema que decidi abordar para a minha prova final de curso foi a “Cidadania Solidária”. Considerei este tema interessante para trabalhar com as crianças, porque visa desenvolver um espírito solidário, de entreajuda, como processo que começa desde cedo, no jardim-de-infância e que vai acompanhando a criança ao longo da sua vida.
[1] Lei Quadro da Educação pré-escolar
A cidadania está relacionada com o desenvolvimento pessoal, social e emocional das crianças, passa ainda por lhes ensinar a expor as suas ideias, saber ouvir os outros e desenvolver condutas de tolerância.Nesta temática irei falar de crianças de outros países, com algumas dificuldades financeiras, de maneira a que percebam que têm um nível de vida diferente do nosso, por exemplo, não têm brinquedos, a maneira de vestir não é igual, não tem uma alimentação saudável como muitos meninos tem e a saúde não se compara com a nossa, que é um pouco frágil, por não terem condições de acesso a alimentação e higiene.

0 comentários:

Postar um comentário